ARTIGOS - GOVERNANÇA NO RIO
O poder transformador das empresas dirigidas por valores
As empresas exercem o papel primordial de geração de riquezas e contribuem com a redução da pobreza em um país. Elas têm uma relevante função social e auxiliam no desenvolvimento econômico, além de aumentar oportunidades de empregos e constituírem fontes de receitas para o Estado.
Outro papel relevante das empresas é colocar produtos e serviços inovadores no mercado. No entanto, ao operar suas atividades, a empresa deve se preocupar em construir um ambiente ético. Para tanto, precisa definir planos de ação bem estruturados e construir sistemas de monitoramento contínuo, que se mostrem capazes de fazer frente ao mercado.
Muitas empresas passaram a adotar práticas de gestão inovadoras para atender às exigências legais e melhorar as relações com seus grupos de interesses (clientes, fornecedores, investidores e outros stakeholders). Essas empresas percebem resultados factíveis no crescimento do seu valor de mercado.
Observa-se a tendência de transformar as empresas em um ambiente eticamente consciente e sustentável. Assim, a adoção de medidas com vistas a prevenir comportamentos antiéticos, fará com que as empresas fortaleçam a confiança juntos aos seus colaboradores e demais partes interessadas.
A ética e a sustentabilidade são temas que devem ser encarados como maior diferencial competitivo e demanda padrão nas organizações que se preocupam com a sua longevidade. Esses valores devem fazer parte da estratégia de qualquer negócio. Uma organização dirigida por valores se preocupa com questões como ética, integridade, confiança, responsabilidade social, sustentabilidade e promoção da qualidade de vida de seus funcionários.
Ademais, a empresa dirigida por valores procura sempre atender as necessidades da comunidade na qual está inserida. Essa atuação pautada na ética e responsabilidade social funciona como um poderoso e sustentável ciclo virtuoso nas empresas.
A mudança necessária na cultura organizacional deve ser iniciada pela transformação pessoal dos líderes, pois são eles que dão o tom na empresa, e certamente o exemplo vale mais que um conjunto de palavras obsoletas e vazias.
Quanto ao comportamento esperado pelo líder, requer aquilo que os profissionais do Compliance denominam “tone at the top” ou “conduct from the top”, quer dizer a cultura vem do topo. Em outras palavras, a postura do líder, seja em sua vida privada ou no âmbito da organização, é o que de fato será levado em conta.
Assim, a condução da organização deverá ser exercida por um líder que tenha o comportamento ético e o desenvolvimento sustentável como valor, e o credo da organização se faça presente no seu cotidiano.
A empresa precisa trabalhar continuamente para fortalecer a sua cultura, pois por mais ética e correta que uma organização possa parecer no primeiro momento, sempre haverá espaço para melhorar. Necessário o engajamento de todos os envolvidos e o aprimoramento contínuo dos processos, que exige persistência e continuidade.
Também, é imprescindível realizar medições regulares, capazes de identificar e corrigir tempestivamente os desvios e falhas que poderão ocorrer no decurso do tempo. A saber, falhas ocorrerão, elas fazem parte do processo e indicam as oportunidades de melhorias. Só não vale insistir nos velhos erros! Melhor corrigir os erros e deixá-los no passado.
Não restam dúvidas de que uma sólida cultura ética é o ponto chave do sucesso empresarial, pois fortalece a confiança esperada no ambiente de negócios. Afinal, quem investirá em uma empresa que não confia?
Precisamos trabalhar a cultura nas organizações, com a direção pautada em propósitos elevados e valores, isso se dá por meio da ética e integridade.
Por fim, o trabalho com afinco para o cultivo e fortalecimento da confiança nas empresas compensará as limitações impostas pela falta de confiança gerada pelos escândalos de corrupção que macularam a imagem do Rio e do Brasil nos últimos anos.
Avante Rio! Avante Brasil!
Referências
BARRETT, Richard. Criando uma organização dirigida por valores: uma abordagem sistêmica para transformação cultural. 1. ed. São Paulo: Antakarana e ProLíbera, 2009.
BARRETT, Richard. A Organização dirigida por valores: liberando o potencial humano para a performance e a lucratividade. 1a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
KHANNA, Tarun. Confiança: como criar as bases para o empreendedorismo nos países em desenvolvimento/ Tarun Khanna; tradução Ibraíma Tavares. 1.ed. – São Paulo: BEI Comunicação, 2018.
SILVEIRA, Alexandre Di Miceli da. Ética empresarial na prática: soluções para gestão e governança no século XXI. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
ZANINI, Marco Túlio F. Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa. 2a ed. – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016.
Luana Lourenço - Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador. LL.M em Direito Empresarial com Especialização em Compliance Avançado pela FGV Direito Rio. Cursa o Máster Profesional em Compliance na IMF Business School, em Madri. Professora de Pós-graduação na Universidade Católica do Salvador. Diretora-Fundadora da Ocean Governança Integrada – Direcionando Empresas. Fundadora do Portal Governança no Rio - uma iniciativa para construir a integridade e desenvolvimento sustentável na cidade e no estado do Rio de Janeiro.