ARTIGOS - GOVERNANÇA NO RIO
A importância da responsabilidade social nas empresas

Ao adotar algumas medidas de responsabilidade social, o empresário reforça o seu compromisso com a sociedade e com os valores declarados no seu Código de Ética e de Conduta, gerando ainda mais credibilidade aos seus negócios.
Você sabe o que é Responsabilidade Social das Empresas? A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. Trata-se do somatório de atos voluntários das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam o todo. Está ligada ao conceito de liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental. O primeiro está ligado à construção da cultura ética organizacional; o segundo está relacionado à ideia de que a empresa existe para servir à sociedade e o lucro é o
resultado dos esforços empregados com esse fim; já o terceiro vem a ser a preocupação da empresa em preservar o meio ambiente.

pontos representam a “chave do jogo” e remetem à garantia de perenidade. Por que é importante para sua empresa ser socialmente responsável em seus negócios? Para ser capaz de: superar a permanente crise social e econômica; construir um ambiente onde impera a cooperatividade nos negócios; aumentar a vantagem competitiva e fazer frente ao mercado que está cada vez mais exigente; construir decisões que gerem soluções de
benefícios mútuos; gerar valor à companhia, com mais retorno dos seus investimentos em forma de benefícios sociais e financeiros; promover melhorias contínuas em sua imagem reputacional; e criar um senso de pertencimento junto aos seus colaboradores e stakeholders, gerando assim um espírito coletivo. As ações adotadas visam também a atender às necessidades da população e suas próprias, pois, em um ambiente de negócios com crises, conflitos e desigualdades, a empresa será atingida seja de forma direta, seja de forma indireta. Contextos de conflitos e crises levam os indivíduos a entrarem no modo sobrevivência e isso afeta a saúde, a educação, a segurança pública e consequentemente os negócios. Ademais, o consumo também é afetado, em decorrência disso, a economia se retrai, os negócios minguam
e a população carece de recursos indispensáveis. Então, quais ações devem ser incorporadas? Para melhor atender às exigências do mercado, é mister haver um programa de compliance efetivo e não um programa meramente de fachada. Para ilustrar melhor, um bom programa de integridade requer o comprometimento absoluto da alta liderança, que garanta a total autonomia ao compliance officer, a realização do mapeamento de valores da companhia, a revisão de sua visão, missão e valores declarados que obedeçam aos padrões atualmente exigidos pelo mercado, a elaboração de um Código Ético e de Conduta que esteja alinhado com os interesses da companhia e da sociedade e que preveja sanções a serem aplicadas quando as políticas forem descumpridas, a criação de um canal específico e independente para recebimento e tratamento de denúncias, bem como controles internos e externos que visem a prevenir. Requer ainda detectar e tratar seus riscos, comunicação e treinamentos periódicos, além de um sistema de gestão próprio para o setor de compliance. Outros pontos que merecem destaque são ações que visem a: fomentar o consumo consciente; combater o desperdício de papel; trabalhar a destinação correta dos resíduos para não causar prejuízo ao meio ambiente; aumentar a participação da empresa em projetos sociais; organizar doações de itens usados; construir parcerias com iniciativas de sustentabilidade; participar de projetos desportivos e culturais; dentre outras atividades. Quais os benefícios de tornar sua empresa em uma Empresa Cidadã? Uma empresa cidadã é aquela que tem suas ações voltadas para a sociedade, ou seja, é uma empresa socialmente sustentável. Seus líderes compreendem que seu propósito maior é servir e não se apegam à antiga ideia de que precisam ser servidos. Os benefícios obtidos pela empresa socialmente responsável são incalculáveis, entretanto, cabe destacar alguns, tais como: a) melhoria na reputação da marca, atraindo mais investidores;
b) elevação do grau de engajamento dentro do ambiente de trabalho, com colaboradores
mais comprometidos com o sucesso do negócio;
c) aumento da credibilidade, gerando mais confiança no mercado;
d) aumento exponencial da competitividade;
e) maior capacidade de atrair talentos para a empresa;
f) favorece mais parcerias de negócios;
g) alcance de maiores níveis de satisfação de seus clientes;
h) obtenção do retorno dos seus investimentos;
i) redução dos riscos das atividades;
j) e melhoria na alocação dos seus recursos. Percebe-se que os benefícios são muitos e favorecem as empresas em múltiplos fatores. Além disso, incorporar o conceito de responsabilidade social dará aos colaboradores ainda mais senso de pertencimento à empresa, visto que eles se sentirão parte de algo maior, gerando significado para as atividades que realizam. Concluindo, a responsabilidade social é tema de alta relevância, que deve estar inserido no planejamento de toda e qualquer empresa moderna que queira ser perene, sustentável e lucrativa. Os líderes que buscam um objetivo maior são capazes de alicerçar a cultura ética organizacional, promovendo, assim, um elevado padrão de engajamento dos seus grupos de interesses (stakeholders). Eles valorizam as pessoas e seus talentos e tomam decisões que visam
a estabelecer relações confiáveis, garantindo a integridade da companhia. O resultado é o sucesso duradouro da organização. E a maior beneficiária é a nossa sociedade.
Luana Lourenço - Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador. LL.M em Direito Empresarial com Especialização em Compliance Avançado pela FGV Direito Rio. Cursa o Máster Profesional em Compliance na IMF Business School, em Madri. Professora de Pós-graduação na Universidade Católica do Salvador. Diretora-Fundadora da Ocean Governança Integrada – Direcionando Empresas. Fundadora do Portal Governança no Rio - uma iniciativa para construir a integridade e desenvolvimento sustentável na cidade e no estado do Rio de Janeiro.